Total de visualizações de página

sábado, 23 de julho de 2016

Morar nos EUA compensa?





Ultimamente tenho passado várias horas do meu dia visualizando e inflando de likes os vídeos postados por brasileiros que residem nos EUA, e até outros países com cultura e economia similar. O que pude perceber de cara foi à disparidade em praticamente todos os aspectos, ou seja, desde a arquitetura, passando pela economia e terminando na compra no mercadinho da esquina. Vou confessar que já tive um discurso um tanto radical quanto a essa opção que foi apresentada, principalmente no auge da novela “América”, onde brasileiros se aventuravam no deserto do México, auxiliados por coyotes e passando por vários apuros até que se cruzasse a tão sonhada fronteira do tio Sam.



Nessa mesma época lembro que tinha por volta de 17 anos de idade e observava o sofrimento que os atores interpretavam e queriam passar. No meu entender aquilo era como um calvário, não conseguia compreender o porquê de uma pessoa se submeter aquela situação sendo que a vida no Brasil era tão boa (lembrando eu era inexperiente). Com essa imagem, acabei sustentando em vários debates que não compensava ir morar nos EUA por vários motivos, tais como:
- Lá você será como um fugitivo da justiça e terá que ficar escondido o tempo todo (ledo engano, como fui ingênuo);
- Lá você trabalha como escravo em mais de dois empregos, por isso que junta dinheiro;
- Lá você não tem vida social e não pode ter amigos, pois se sair te pegarão (kkkk);
-Lá você fica longe de parentes e não pode voltar, pois senão nunca mais retornará (isso ainda é verdade), etc.
A conclusão que eu sempre chegava era que se aqui no Brasil você tivesse disposição de gastar pouco como nos EUA, ter dois ou mais empregos e se abster de ser sociável, você também conseguiria adquirir as mesmas coisas que uma pessoa que foi tentar a vida fora.
No entanto, ao ter acesso aos vídeos do youtube, mudei totalmente meus conceitos e enxergo de outra forma a pessoa que tenta a vida em outro país, posso dizer que com um tanto de inveja.
Para se ter uma ideia tive um amigo que foi para os EUA bem na época da novela América ele tinha por volta de 19 anos de idade e viajou com um tio para tentar a vida. Naquele país ele já tinha outros parentes com uma situação estável. Tivemos poucos contatos e com o passar do tempo ficou menos frequente. Contudo tenho muitas notícias dele, pois os pais e o irmão mais novo ainda moram no meu bairro e de vez em quando conversamos sobre ele. No resumo da obra esse amigo acabou casando naquele país, não sei se foi com estrangeira ou nativa. Adquiriu imóvel próprio super confortável, carro de luxo (pra eles é normal né), e, além disso, mandou construir aqui no meu bairro um prédio residencial de alguns andares. O mais interessante é que ele nunca veio visitar os parentes. Acredito que por não ter o green card. 
E só para constar, de todos (disse todos) os amigos daquela época, ele sem sombra de duvidas e com muita folga é o melhor economicamente. Imagino que se vier hoje para o Brasil ele possua um patrimônio em torno de 2kk de reais, com apenas 31 anos de idade. É mole? 




Portanto, chego à conclusão que a pessoa jovem que tenha fluência na língua, não seja casado e tenha disposição de trabalhar, hoje é a melhor opção. Melhor que fazer faculdade aqui no Brasil, melhor que ter pós, mestrado e os cambal. Percebi que lá as pessoas não são estupradas quando vão ao mercado comprar alimentos, não são sugadas quando na compra de um automóvel descente, tampouco surradas na aquisição da casa própria – que tem juros irrisórios se comparado aos nossos.
Já tive e ainda tenho alguns pensamentos nesse sentido. Sim, sair do país, no entanto não quero ficar ilegal, pois acho que não compensa, principalmente pelo cerceamento do contato com a família. Por isso venho pesquisando como me estabilizar em algum país sendo empreendedor, ou seja, juntaria uma grana aqui e investiria lá. E falo hoje com propriedade, caso desse certo eu não voltava aqui para morar nunca mais. Caso consiga adquirir a IF aqui posteriormente gostaria de viver em um país mais justo que respeita os seu povo.

Alguém aqui teve ou conhece pessoas que foram para fora? Compartilhe conosco as experiências!

8 comentários:

  1. muito bom vc ter voltado a postar, acredito que tem muito a contribuir com a blogsfera, sou papa mike aqui de goiás. até o próximo post.

    ResponderExcluir
  2. Dmr parceiro,

    Tava meio garrado, mas como o bostil tá uma vergonha, não temos expectativas de nenhum concurso, agora vou ter mais tempo e tentar ser periódico.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Dá uma olhada no blog do corey sobre imigração. Para os Estados Unidos, além de imigrar para lá ilegalmente, há diversas maneiras de conseguir o Green Card ou a cidadania americana: casamento com cidadão americano, filho em solo americano, visto de estudo e conseguindo posteriormente um visto de trabalho, visto de investidor.
    Muitos brasileiros que possuem dupla nacionalidade de um país que possui acordos comerciais com os EUA conseguem o visto L1 (atividade comercial para estrangeiro). Quem tem, por exemplo, cidadania italiana consegue esse visto quando adquirem um comércio. Não sei ao certo as exigências do comércio para conseguir este visto, mas no blog do corey tem um exemplo
    de um paulistano que ele encontrou no Texas que era proprietário de um posto de gasolina de beira de estrada e que saiu do Brasil por uma série de fatores na qual teve um grande peso a questão da segurança pois ele e a família já foram vítimas de alguns crimes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler sim. Cara tá rolando uma depre terrível. To ficando viciado em ver vídeos no youtube sobre a galera que mora fora. Cheguei a conclusão que qualquer país pé de chinelo é melhor que o nosso.

      Excluir
    2. Também comecei a acompanhar alguns desses canais. Tava até que ficando meio viciado também. Também comecei a ficar meio revoltado com a realidade do nosso país. Mas a nossa realidade é diferente daquela mostrada nos vídeos. Nunca saí do Brasil mas penso que toda aquela maravilha mostrada nesses vídeos não condizem 100%, acho que às vezes dão até uma exagerada, mas só vou ficar sabendo como são as coisas lá fora no dia em que fizer uma viagem assim como o Corey fez ao sul da Flórida.

      Excluir
    3. Cheguei a conclusão que qualquer país pé de chinelo é melhor que o nosso... Também tinha chegado a essa conclusão. Mas se a vida no Brasil tá uma merda porquê a minha tem que ser também? Se estamos num lugar ruim temos que fazer da nossa vida a melhor possível: comer buceta, ter pequenos luxos, cuidar da saúde e da família, poupar, reservar uma grana pra treinar tiro, estudar, buscar a IF. Se deixarmos esses problemas que nos cercam e comparar nossas vidas com a daqueles que tem mais grana que nós a gente fica depressivo e daí nossa vida trava. Boa sorte com os investimentos!

      Excluir
  4. Aos muitos amigos que postaram, mas pediram para não publicar o post fica aqui meu agradecimento.

    É até legal esse canal de comunicação. Concordo em número, gênero e grau e temos que tomar cuidado com o que me falaram mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, realmente a vida no Bostil é uma merda. Não dá para se ter quase nada nesse fim de mundo. Desespero e frustração é a regra aqui.

    ResponderExcluir