Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Quanto eu preciso para ter uma vida tranquila



Quem nunca se pegou pensando no montante de grana que seria necessário para ter uma boa vida? Acredito que todos! Nós que temos pensamentos voltados a Independência financeira invariavelmente somos pegos pelas divagações acerca do tema. Com muita propriedade posso dizer que os aportadores realizam cálculos e mais cálculos, gastando infindáveis horas de seu entediante dia com essa questão. O pior é imaginar que essas contas – pelo menos comigo – são refeitas periodicamente e quase sempre chego ao mesmo resultado. Mas e daí? Gosto disso, pois pelo menos por alguns instantes me sinto vivendo esse momento lúdico, tão importante para me manter no jogo. 

No momento em que esquematizo o plano no papel, parece que será fácil de concretizar, ou seja, é perfeitamente tangível. Parte desse sentimento vem das ciências exatas que quando usadas de forma lógica cumprem e lacram as lacunas e imprevistos que passamos na vida. O papel aceita tudo, porém a vida é instável. Mas o norte a ser seguido é um divisor de águas que auxilia a vida do aportador. Por isso como sempre me pego pensando quanto eu precisaria para poder ter uma vida tranquila, resolvi fazer um pequeno esboço dos gastos e valores que necessitaria para atingir esse objetivo. Lembrando que prezo muito mais o bem estar e viagens do que a ostentação social que hoje é difundida. Então realizei o rascunho seguindo uma ideia de nômade, já que eu teria o tempo livre, que fosse conhecendo lugares. Também há de se considerar que pretendo conhecer locais mais acessíveis, pois assim tenho poder de aporte e vez ou outra poderia conhecer lugares tops. Os valores apesar do câmbio são quase fieis a roteiros pela Europa, claro se for de mochilão. 

Após realizar pesquisas percebi que o montante de 7k de renda líquida é suficiente para se manter um homem solteiro, com casa e carro de médio padrão ou moto se preferir, desde que ainda seja um pouco frugal (todo aportar sempre será). Assim durante um mês eu focaria em conhecer os mais variados locais e para isso me hospedaria em pousadas no hotel urbano, grupons, hostel, e se alimentar nos restaurantes locais das cidades, ou seja, nos mesmos em que os trabalhadores comem, ao preço médio de R$15,00 a alimentação. 

Então vamos lá. Viajem de moto (curto muito):

- Aproximadamente R$ 250,00 mês, de combustível, rodando uns 1.200km;

- Gastos e manutenção com a moto algo em torno de R$150,00 mês;

 - Almoço e janta durante uns 20 dias, R$ 600,00;

 - Hospedagem durante 20 dias, R$ 1.600,00 - considerando R$80,00 por dia (aqui normalmente ganha o café da manhã);
 - Lanches e coisinhas durante os 20 dias, R$1.200,00 - considerando R$60,00 por dia.



Isso é só um esboço e o grosso ficou próximo de R$3.800,00 e ainda sobrariam outros R$3.200,00 para bancar contas fixas de uma possível moradia, água, luz (que é meu caso, tenho o barraco que é minha casa própria).
Minha situação concreta, pago R$20,00 de água e R$ 50,00 de energia elétrica, ficando em casa o mês todo, como estarei viajando nem vou gastar tanto assim. Além de que conseguiria uma internet móvel pagando algo em torno de R$120,00 mensais. Diluído esses gastos sobrariam outros R$3.000,00 que seriam gastos em R$ 1.000,00 de aporte e os outros R$2.000,00 em mais ou menos curtição de acordo com oportunidade e mês. Levando em consideração que tem mês que temos contas extras, mas com toda certeza o sobressalente seria novamente reinvestido. 

Sei lá, acho que dessa forma eu me consideraria rico. Acham que to viajando na maionese?

6 comentários:

  1. Ola, primeiramente parabéns pelo blog, conteúdo muito bom, passei no concurso da PCSC para agente de policia e começo o cf daqui 1 dia, e estava pesquisando sobre a profissão quando por acaso encontrei seu blog.
    Olha, na minha opinião algo em torno deste valor já seria valido para mim também, na verdade estaria muito bom,(isso claro se conseguir vaga em uma cidade mais de interior) mesmo sendo casado, já tenho casa própria e um carrinho( mais ou menos) quitados, mais nunca fui de esbanjar, na verdade gosto de coisas simples.
    Sou formado em direito, um amigo meu insiste que eu tente delegado ou promotor, mais sinceramente, ganhando isso que você menciona e podendo ter um tempo pra lazer, já estaria bem satisfeito.
    Penso que as pessoas deveriam pensar mais no que faz elas felizes, não somente no dinheiro, pois conheço empresário bem sucedido, que conversando comigo disse que tinha inveja da vida do caseiro da sua chácara, pois tinha tempo para ficar com a família e tinha uma vida com menos stress.
    Cada um deve fazer uma reflexão sobre si mesmo sobre qual seus sonhos, suas prioridades e quais coisas esta afim de sacrificar para ter o que almeja.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana companheiro, fico feliz pela sua aprovação e agora seremos amigos de profissão. Pois é dinheiro tem que ser usado com o fim de te satisfazer, não é verdade? Fico imaginando os multi milionários que só querem mais e mais, pra quê?

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Cheguei no seu blog há uns dois anos, procurando informações sobre o concurso da PCMG de 2014, fiz e passei, mas estou como excedente, aguardando uma luz para ser chamada! Faz um tempo que não lia suas postagens e hoje resolvi procurar aqui possíveis informações sobre esse concurso, pq está uma novela! E olhando uns posts anteriores percebi um certo "desânimo" com a vida e fiquei um pouco incomodada...
    Chega uma hora na nossa vida que somos confrontados a pensar sobre o que é importante, o que vale a pena, enfim, a gente começa a divagar mais nas ideias! As vezes tentamos preencher "um vazio" interior com bens materiais e ainda sim, esse buraco permanece no mesmo local...
    Dinheiro é bom sim, nos satisfaz em algumas coisas, mas não é o fundamental, pois ele preenche esse "vazio" momentaneamente, logo depois passa e o espírito permanece inquieto!
    Não sei quais são as suas crenças, e nem entenda que estou querendo te convencer das minhas, mas eu creio em um Deus bom e amoroso, que nos conforta e nos auxilia quando abrimos o nosso coração à Ele!

    "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus." Filipenses 4:6-7

    Então, acho que a pergunta talvez seria: "O QUE preciso para ter uma vida tranquila?"

    Obs: Antes que interprete mal meu comentário, entendi que seu texto focou na questão financeira, mas fiz a pergunta só para reflexão mesmo! Acabei divagando também, rs!

    ResponderExcluir
  4. Creio em Deus sim, ele é nosso pai e salvador.

    Gosto quando as pessoas comentam, pois assim posso ter uma noção do nível dos leitores e pelo que pude perceber está sendo bem alto.

    Como você disse essa postagem é referente a independência financeira que vou tentar construir, como pode perceber na descrição do blog.

    Mas esta certinho suas divagações, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu compreendi o sentido do blog, apenas comentei pq ao ler suas postagens anteriores, notei que vc estava um pouco desanimado com a vida no geral, o que é normal nos dias atuais que vivemos, ou talvez eu tenha entendido errado!
      Mas enfim, ultimamente, tenho ficado cismada com qualquer pessoa meio "deprê" e logo já me bate uma inquietação, sei lá...kkkk

      Excluir