Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O início.

Olá caros amigos!


Com muito prazer e depois de muito ver o interesse de várias pessoas em relação ao assunto, consegui tempo e inspiração (eu acho kkkk) para iniciar essa pequena contribuição a todas as pessoas que pensam em ingressar nas polícias do nosso Brasil.

Como a devida cautela própria do investigador de polícia, não passei todos os dados corretos em relação a minha pessoa, porém irei deixar alguns para que os leitores tenham uma ideia.

Tenho entre 25 e 30 anos de idade, formação superior, resido em Belo Horizonte-MG, sou apaixonado por finanças e procuro a tão sonhada independência financeira.


Inicialmente relatarei o motivo que me fez ingressar na Polícia Civil de Minas Gerais.

Nunca tive parente ou amigos que fossem da polícia ou qualquer área da segurança pública. Porém sempre tive interesse em ingressar no serviço público pela segurança financeira. Diante dessa situação pesquisei qual concurso iria suprir inicialmente minhas necessidade, visto que eu ainda estava na época de faculdade e tinha um emprego ruim que me pagava 1/3 do que ganho hoje.

Pronto percebi que o cargo de investigador de polícia era o que eu procura:

1º Motivo: Era polícia, eu teria moral, e não tem nada de militarismo. Acho bacana o militarismo para ver, no entanto, para viver já tive notícias de que é uma merda.

2° Motivo (mais relevante): Na época eu tinha uma namorada e queria me casar com ela. Assim eu buscava uma segurança para formar uma família.

Pois bem assim eu fiz, comecei a acompanhar diariamente o site www.pciconcursos.com.br, para me informar de todos os concursos que estavam abertos e dos que iriam sair. Nesse intervalo de tempo, minha namorada me deu um pé na bunda pra ficar com o supervisor dela. fiquei muito mal, tinha mais de 1 ano de namoro, era um BETA nível HARD. Pensei em abandonar tudo, até a facu (hoje sinto vergonha disso).
Mas consegui força e continuei a caminhada. Certo dia estava eu navegando no PCI quando me deparo com o edital da PCMG. Fiquei eufórico no momento, sem reação, tremia. Pois eu já estava a quase 4 meses esperando esse momento, mas mesmo assim ainda não tinha começado os estudos.

Percebi entre a abertura do edital e a prova tinha o período de quase 6 meses, e era esse tempo que tinha para me preparar. Na mesma hora entrei em um site de um cursinho aqui de Belo Horizonte, que abriu vagas para o final de semana especificamente para este concurso, e então me matriculei. Lembro que no primeiro dia comecei a organizar o material que constava no edital e separá-lo.
Assim iniciei os estudar igual um retardado, todo o tempo que tinha eu estudava, fiz daquilo um objetivo de vida e de certa forma foi assim que esqueci daquela vaca que me traiu. Estudava até quando chegava da facu. Eu tive muita dificuldade com a matéria que era de ensino médio, e como sempre estudei em periferia nunca tive boas oportunidades no que diz respeito a estrutura escolar.

Assim depois de vários meses estudando inclusive todo sábado e domingo, sem intervalos mesmo saiu o resultado da prova. E para minha surpresa entre quase 30.000 inscritos fiquei entre os 50 primeiros colocados. Nunca tive uma sensação tão louca de consegui o que você tanto almejou.

Lembro que abracei até uma mina que trabalhava comigo e eu não conversava com ela porque era uma paty de merda. Mas talvez a abracei sabendo que não mais a veria naquele escritório. E numa mistura de sentimentos fiquei feliz por aquilo.

Assim termino o primeiro relato, ao longo do tempo irei postar periodicamente como foi o curso de formação e o início dos trabalhos e quantos amigos já se foram nesse tempo (morreram ou pediram pra sair).

A lembra a namorada que me largou, então outro dia estava eu passando de carro num baita calor, com os vidros fechados, ar condicionado no talo (meu carro é um adventure) e eis que a vejo com duas crianças filhos dela naquele sol de lascar, ela uns 200kg mais gorda e mãe solteira. Fiquei com dó das crianças, se eu pudesse daria carona só pra elas, mas não deu.

Mundo dá volta. kkkkkkk




25 comentários:

  1. Fale um pouco sobre a sua visão do cargo de agente da polícia federal. vale a pena? O que o pessoal da civil acha deles?

    ResponderExcluir
  2. Parceiro, PF é PF.

    Todos os amigos que possuo em todas áreas de segurança pública pagam pau pra PF. As vezes pelo status inerente ao cargo, outras pelo salário que é melhor. Ou como sempre pelo dois motivos.

    Particularmente quero ingressar nessa instituição, no entanto como eu tenho amigos que trabalham lá eu sei de muita coisa que acontece e a mídia não mostra. Ou seja, não é lá esse mar de rosas, mas está longe de ser o filho pobre das polícias também.

    Os caras tem muitos recursos e com isso fica mais fácil a investigação. Tomemos como exemplo minha primeira designação (terá uma postagem só para essa fase) fui para uma cidade onde não tínhamos internet. Era interior de minas, mas não muito longe da capital. Era tudo feito no Desktop e o que precisava com mais urgência, usava a Depol da cidade mais próxima. Lembrando que isso era em 2009, imagina se isso ocorreria na PF.


    Sem contar que a atribuição da PF é bem menor que as outras polícias, pois eles só atuam em determinados crimes e ainda quando figuram como vítimas determinados órgãos.

    Mas pra quem está na dúvida e quer conciliar um bom vencimento a um trabalho que não tem tédio, pois cada dia da investigação é uma coisa nova que acontece. Vai fundo que é uma boa.

    ResponderExcluir
  3. Dá uma vontade de seguir a carreira policial às vezes,pra falar a verdade é um pouco por causa de um salário razoável e tb por causa de um certo "status",mas enfim.

    É complicado saber que na profissão (apesar de poder morrer em qualquer lugar) vc corre muitíssimo mais risco do que nas outras,e quando vc falou que era investigador achei que fosse um serviço mais "light"...Mas logo no 1º post já disse que vai contar de amigos que morreram,então fico indeciso quanto à isso...

    Amigo,ainda não tenho curso superior (tenho 19 anos e ensino médio e um técnico em Adm),e como moro bem próximo de MG e falam que a PC é mais "sossegada" de trabalhar penso em prestar concurso. Mas acho que pra nível médio só teria de soldado...Então a pergunta é a seguinte:

    Vale a pena prestar o concurso da PC pra ser soldado? Entrando dá pra arrumar um trabalho na área administrativa e ficar longe de "meter a cara na rua"? Acho que poderia exercer e ajudar muito mais a instituição na área que já tenho um pouco de conhecimento do que trocar tiro com marginal...(Bem,essa é minha primeira dúvida,óbvio que surgirão outras depois rs,seria legal se vc falasse tb de como funciona o tal "curso" preparatório quando vc passa no concurso,se tem muita humilhação,é pauleira demais etc...)

    Desculpa se ficou um pouco sem sentido,é que fui colocando conforme as ideias vieram na cabeça rs...Estou um pouco empolgado tb de enfim poder tirar as muitas dúvidas que tenho com um policial! Obrigado pelo espaço amigo,grande abraço!

    Paulista do interior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulista do interior!

      Interessante sua visão, eu antes de entrar pra PCMG tinha um certo receio também quanto ao perigo. Mas com o tempo você se torna viciado pelo trabalho. Cara literalmente mesmo que atinja a IF eu acho que continuarei no serviço, sabe o por que? Não temos rotina, cada dia é diferente do outro.

      Quanto aos amigos que morreram, a maioria foi por suicídio. Não sei se a polícia tem haver com a situação, mas como relatarei posteriormente o motivo predominante foi esse.

      Olha para ser soldado aí você terá que entrar para PMMG, que é militarismo puro, eu na verdade não consigo trabalhar com muitas regras que ao meu ver são idiotas.

      Gosto do estilo mais descolado, até porque eu tenho vários tatoos gosto da barba grande, essas coisas que para a PM são inadmissíveis.
      Para você ter ideia do tanto que a galera é louca na PCMG, eu já trabalhei com delegado que tinha os dois braços fechados com tatoo e dois alargadores de 15mm cada.

      Caso queria área administrativa, também terá vaga, informática, também, compras, também, pagamento, também, RH, também, ou seja, fica tranquiz porque aqui você se encaixa em qualquer lugar.

      Excluir
    2. Ahh,entendi amigo! Achei que pra entrar na PC com nível médio precisaria fazer concurso pra "soldado" tb...

      Quanto à seus colegas terem morrido a maioria por suicídio,uma coisa lamentável mesmo! O serviço é tão duro assim? Desculpa a pergunta,mas em algum momento já teve algum pensamento do tipo em sua carreira?

      No meu caso,como eu faço pra ingressar na PCMG com nível médio? Fiquei muito interessado de verdade,e agora sabendo que posso ser destinado à áreas que tenho maior afinidade (administrativa,compras,pagamento etc) fiquei ainda mais vidrado nisso! Se Deus quiser ingressarei na PC aí em breve!

      Bom saber que tem essa "liberdade" bem maior na Civil,militar realmente tem umas regras muito bestas (até um fiapo de barba qualquer os caras enchem o saco,e o pior é que minha barba cresce rápido rs) e creio que não me adaptaria nesse mundo deles. Vou de PC mesmo!

      Amigo,nos próximos posts conte um pouco sobre sua carreira,vantagens e desvantagens,formas de ingressar etc. Esse blog vai ser útil a muita gente!

      Excluir
    3. Pode ficar sossegado amigo. Assim que tiver um tempinho sobrando irei relatando o dia-a-dia e tirando a duvida da galera.

      Excluir
  4. PCMG, vc já lia o blog do Pobreta antes de se destacar nesse último post?
    Se puder só tira o captcha que atrapalha e é chato digitar as letras e números na hora de postar.
    Abç e boa sorte no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa cara, como eu disse, gosto muito de finanças e o blog do pobreta já conheço há mais de um ano. Curto a forma que ele expões vários temas.

      Espero agradar o pessoal que vai perder um pouco do tempo aqui também, kkk..

      Excluir
  5. Galera consegui tirar o captcha (eu acho né).

    Agora fica menos chato para postar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa,excelente! Sem captcha é bem melhor rs!

      Abraço!

      Excluir
    2. Minas tem um salário de merda mesmo heim. Puta que pariu trabalhar assim pra poder ganhar tão pouco.
      Vcs já são.herois.

      Excluir
  6. Estou ansioso para acompanhar seu blog.
    Já pensei em prestar o concurso para a PC, acho interessante a carreira, apesar de não ser remunerada como se deve.
    Se importa de dizer aproximadamente quanto recebe?
    Como as promoções funcionam?

    Cogito criar um blog no começo do ano, quando estiver mais sossegado quanto a universidade. Escrever sobre minha rotina, o decorrer da minha graduação e outros assuntos que eu acho interessante e pertinente.

    Parabéns por ter criado o blog, tente manter uma frequência nas postagens.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Aqui em MG a carreira inicial do meu cargo é investigador de polícia I. As promoções acontecem por antiguidade ou merecimento (essa só puxa saco ganha).

      A cada 8 anos você é promovido e vai a II por exemplo.
      Cada promoção você ganha 10% de aumento e a cada dois anos 2%.

      Atualmente o vencimento inicial são R$3.010,00 brutos, mas até dezembro do ano que vem tem aumento aprovado e vai estar R$4.500,00 brutos.

      Precisa de curso superior em qualquer área.

      Excluir
    2. 2% de aumento por ANO?? PQP até o lixo da poupança rende 6% A.A.

      O salário é comido pela inflação de forma humilhante então...Aumento de 10% a cada 8 ANOS mal cobre a inflação do ano em que recebe o aumento,que dirá dos outros 7 rs

      Excluir
  7. Pois é, foda né cara.

    Por isso que vivemos de greve, porque assim sempre vem os aumentos escalonados. Desde que eu entrei tivemos 3 greves, isso num intervalo de 5 anos. Todas elas conseguimos aumentos escalonados.

    Só assim mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Qual o maior posto que um investigador pode chegar?
    Quanto tempo demora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele chega a inspetor de polícia. O tempo varia em média uns 10 a 15 anos dependendo da delegacia.

      Excluir
  9. a federal está uma merda cara. Eles estão há 5 anos sem aumento algum e a taxa de suicídio lá é alarmante. Leia o site do sindicato deles e verá.

    ResponderExcluir
  10. Mas a federal tem diária pra caramba. Normalmente o salário vem em dobro igual na PRF.

    ResponderExcluir
  11. Atividade de Polícia, você que é do meio, a PRF é uma boa polícia para se trabalhar?

    ResponderExcluir
  12. Cara a PRF é uma boa sim. As diárias são melhores ainda. Tenho todo o material do último concurso. A matéria é até tranquila por sinal. Lembrando que já se exige curso superior.

    O regime é plantão na maioria das vezes. Trabalha realmente pouco em relação a outros cargos.

    Esses foram os prós. Pra mim o contra é ficar em qualquer Estado da Federação.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia. Amigão meu nome é Rogério e eu somente que parabeniza-lo trabalho e pelo blog que é fantástico, apesar de toda luta pelo qual os policiais passam e muito legal saber também do lado bom eu achei seu blog leve e divertido mesmo vc tocando em assuntos sérios... gostaria de saber mais historias do incio da sua carreira suas primeiras experiencias pois estou prestes a presta exame para pcmg. no mais muito obrigado

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. Amigão eu só queria te parabenizar pelo trabalho e pelo blog que esta muito bom, apesar de todos sabermos o tanto que é difícil o trabalho de um policial no Brasil vc, demonstra o orgulho de ser pc seu blog é leve e divertido mesmo em assuntos sério gostaria se saber mais historias do seu inicio de carreira...

    ResponderExcluir