Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Designação e a chega a cidadezinha.




Todo edital da PCMG, bem como a lei, deixa claro e específico que todas as carreiras iniciaram suas atividades obrigatoriamente no interior e lá ficará pelo período mínimo de 3 anos, ou seja, prazo do estágio probatório.
No entanto, na prática isso nunca aconteceu dessa forma. A capital é o lugar que tem mais policiais e consequentemente mais afastamentos, aposentadorias, férias, etc. Assim sendo, sempre tem vagas iniciais pra BH e o que precisa fazer para poder garantir a sua é ir bem no curso de formação policial, que se passo na capital e tem duração podendo variar de 3 meses a 9 meses dependendo da carga horária diária.
Pois bem, durante o curso recebemos aulas de tudo relacionado à atividade, TAP (técnica de ação policia), MEAF (manejo e emprego de arma de fogo), defesa pessoal, Direito dos “manos” e por aí vai. Como já disse anteriormente, eu passei no concurso na época em que ainda me graduava e a exigência para ingresso na PCMG àquela época era nível médio. Portanto tinha que me desdobrar, das 06h às 18h30min academia de polícia, das 19h às 23h facu. Graças a Deus consegui ir bem as duas e obtive boas notas.




Durante todo período estudei com um amigo e conseguimos passar juntos no concurso, fizemos o curso de formação e o mesmo curso na facu. Quando saiu o resultado da prova final eu fiquei mais bem colocado que ele, porém já sabíamos que tinha vaga em uma cidade próxima de BH e próximo a facu que estudávamos e um parente dele possuía uma casa lá pra passar final de semana. A cidade era pequena com aproximadamente 25.000 habitantes, tinha lagoa onde pessoal se reunia e o melhor cheio de gostosinhas, peitudinhas, bundudinhas deliciosas. E um custo de vida baixíssimo, qualquer quebrado que ganhasse seus R$1.200,00 era rei.
Assim no dia da escolha da vaga se reúnem todos os novos PC’s num ginásio e lá é chamado um a um de acordo com a colocação e escolhe as vagas que ficam listadas em um telão. Geral queria BH por isso não foi difícil ficarmos na cidadezinha. Só fiquei com medo porque tinham apenas 2 vagas e escolhi primeiro que ele, portanto poderia ocorrer de outra pessoa escolher também e fuder tudo, mas corremos o risco e tudo deu certo.

Como eu nem ele tínhamos carro, pedimos meu pai pra nos ajudar a levar algumas coisas básicas, pois a casa já estava montada. Quando chegamos lá deixamos tudo no barraco e fomos dar umas voltas de carro para conhecer o local. Almoçamos e aí fui me apresentar na delegacia. Chegamos na porta tímidos, pois nunca estivemos antes em uma e fomos atendidos por uma velha fedorenta de cigarro e mal educada (contratada pela prefeitura para ajudar imaginam só o tipo). Imediatamente nos identificamos e o tratamento mudou da água para o vinho, até por que na cidade só tinha um delegado, uma escrivã e um investigador “MURALHA”. E acabara de chegar quase que 60% de efetivo para somar, além do que éramos chefes dela, depois do delegado, que é superior a todos.


O delegado nos recebeu ficou feliz pra burro, pois o lugar estava há uns 10 anos com apenas um PC e logo após fomos embora, pois só inciariamos os trabalhos em 10 dias.

Voltamos para a cidade para trabalhar, já no primeiro dia me passaram a chave da blazer para dirigir, ela é toda plotada. Achei bacana pra caramba aquilo, fiquei até emocionado.



Fomos chamados depois na câmara dos vereadores para recebermos as boas vindas e até o prefeito foi na DP para nos conhecer. Viajei na camaradagem e aproximação instantânea que se consegue tendo um cargo de leve relevância na sociedade trabalhando numa cidadezinha. Todos te olham diferente.

Agora imaginem o que arrumamos no barraco, já no segundo dia fomos apresentados por meio de um amigo a algumas gatinhas que ficam na praça conversando durante a noite, e como era férias estava lotado. Esse amigo então convidou algumas para tomar uma cervejinha lá em casa. Meu amigo era gente boa e de melhor aparência que eu, porém na capa. Eu já era mais comum como posso dizer, com o shape mais bacana, uma coisa compensava a outra. Nesse dia no barraco tinham umas 4 minas deliciosinhas e 3 caras, uma mina ficou falando sozinha ainda. Todo mundo conseguiu abater as aves, foi muito louco. Daí pra frente nossa casa foi referência de farra e mulherada nunca faltou.



Acredito que num intervalo de 3 meses comi mais mulheres que em 2 ou 3 anos. O doido é que elas comentavam umas com as outras e a mensagem corria. Todos os pais daquela região queriam suas filhas casadas com pessoas como nós, que tinham um status que pra região era boa, pois ganhávamos acima da média do salário local. Nosso salário girava em torno dependendo da época entre 4 e 5 salários mínimos, lá a média eram 1,5.
Naquele tempo a rede social que bombava era o famigerado Orkut, lembro que todo santo dia, no início, tinha gatinha pedindo solicitação de amizade, e os papos rolavam violentamente depois que eram aceitas.

A maior dificuldade que tivemos foi demorar 2 meses para recebermos, por questões burrocrática o pessoal demorou a fazer nossa inclusão no sistema, e quando chegou o quinto dia útil do primeiro mês de trabalho não vimos um centavo. Isso desesperou muita gente, pois você longe de casa gastando todas as economias e ainda não ter o ordenado. Mas tudo foi normalizado no mês seguinte e nunca mais tivemos sequer um dia de atraso, ainda bem.
Quando recebi o primeiro salário foi equivalente a 2 meses + auxílio vestimenta (recebemos esse auxílio uma vez por ano no valor de 40% do salário, é depositado em conta corrente e você faz o que quiser com ele) + férias integrais, apesar de termos trabalho só um mês no ano anterior. Tudo isso deu em torno de uns 14 salários mínimos, fiquei bastante feliz e acabei comprando bens que nunca tive oportunidade antes. Não me venham dizer que tinha que economizar e tal. Eu tinha apenas uma moto velha fudida e tava comendo mulherada, o que eu queria era curtir.
Dessa forma vendi minha moto velha e comprei uma zero (média cilindrada) e um carro popular, paguei metade à vista e a outra parte empréstimo com juros baixos pelo fato de ser servidor.

Quando apareci na área com a motoca novinha e o carango na garagem o potencial aumentou e muito. Via xanas voadoras por todos os lados e só precisa mirar o pau para acertar alguma. Meu amigo também comprou uma motoca mediana e assim seguimos os dias mais felizes da minha carreira.
Tínhamos gente da alta que nos chamavam para festas na beira da lagoa que tinha lá. Barcos, jet’s, tudo ficava lá pra nós curtimos com eles. Pessoal fazia questão de te nossa companhia e na verdade viraram nossos amigos de verdade, até hoje temos contato.

Depois conto como foi o declínio, meu amigo começou a namorar com uma mediana e casou, está na cidadezinha até hoje. Eu comecei a namorar, mas quando acabei a facu, tive que voltar pra capital, mas isso são causos para outro post.





14 comentários:

  1. Caralho que vida de rei cara! Bem ao estilo Roger (se é que ele era real) kkk

    Putz só de imaginar...mas pelo visto foi o casamento do seu amigo que fudeu tudo,acho que foi isso que te motivou a voltar pra Belo Horizonte pelo visto...

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh vá, to achando que esse PC aí é O ROGER....

    ResponderExcluir
  3. Vei se eu fosse o Roger eu tava rindo atoa. Pelo que vi ele recebia bem mais que eu. Que dia eu vou me passar por alguém mais quebrado que eu sou? Todo mundo quer é falar que tá melhor do que realmente é.

    ResponderExcluir
  4. AdP,
    Não sei se vc sabe, mas o subsídio da PCDF vai para quase 10k em 2015, mas minha pergunta é: como se destacar, já que no DF não existem cidadezinhas? Talvez pegar o plantão e morar em alguma cidadezinha do interior de goiás, o problema são as audiência nas folgas, aí ferra tudo.

    ResponderExcluir
  5. Pois é parceiro.

    Eu mesmo que por pouco, apesar da minha pouca idade experimentei todo o prazer e notoriedade que a cidadezinha oferece. Como já citei não tenho pretensão de sair de Minas, só se for pra PF e depois voltar.

    Acredito que ganhar 10k no DF e 4,5k (salário meu aqui em MG dez/14), prefiro ficar com esse.

    Primeiro pela proximidade com a família e segundo pela curtição. Mas se você for casado e tal, muito melhor ir pro DF, pq já encontrou a pessoa que te faça feliz.

    Eu particularmente gosto de bucetas variadas, por isso to estudando pra passar pra um concurso melhor e ir pra cidadezinha com status quem sabe de Delegado. Aí sim!!!!

    Hoje em BH sou apenas mais um. Ainda dá pra comer umas mediadas, mas nada comparado a roça.

    ResponderExcluir
  6. " Depois conto como foi o declínio, meu amigo começou a namorar com uma mediana e casou, está na cidadezinha até hoje "


    Essa parte doeu !

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, AP. Vida de rei.

    Minha namorada me diz que escrivão rala feito um fdp, enquanto investigadores dormem o tempo todo, coçam o saco na cara dura. Isso no plantão. Ela conhece um cara que trabalha no interior que fica o dia todo pescando, tamanha a falta de serviço.

    É verdade isso? Investigador tem um vidão, trabalha pouco assim? No meu caso, como professor, trabalho cinco horas por dia, mas são horas líquidas.. não paro nem pra respirar, sacrifício danado.

    ResponderExcluir
  8. Dependendo da delegacia isso é realidade sim. Agora ficar pescando também não né.

    O escrivão trabalha uns 900% mais que investigador, não to zuando. Ele é simplesmente o escravo do delegado, pois faz todo serviço dele.

    Nunca preste concurso pra escrivão, a não ser que queira sofrimento e muito trabalho em sua vida. O maior índice de exoneração na PCMG é "ESCRAVÃO".

    ResponderExcluir
  9. Olá AP
    Excelente o seu blog.
    Vou adiciona-lo meu blog list.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Vlw, dividendo tb vou te add, não por reciprocidade e sim, pois já visitei bastante o seu blog e gostei dos posts.


    Vlw.

    ResponderExcluir
  11. El viável era mais rei que nosso amigo policial civil daqui. São pessoas distintas, isso é claro. El viável ganhava quase 10k líquidos em uma cidade com menos de 5k habitantes e pelo visto era PRF. Se com salário de PC em cidade de 20 mil habitantes se faz a festa, imagina com 10k líquidos em cidade de menos de 5 mil habitantes. O Roger reina de forma suprema na cidadezinha dele. Digamos que nosso amigo PC era o cara, mas o Roger era o Cara dos Caras.

    ResponderExcluir
  12. Publique mais cara! Seus textos são engraçados e bem informativos. Estou na fase do psicodoido do investigador da pcmg/2014 muito ansioso e com uma impressão que fiz um mal teste, principalmente no palografico... muita gente na minha situação... triste ter que esperar na insegurança...

    ResponderExcluir
  13. Bem assim mesmo, a vida muda totalmente quando nos tornamos policiais.

    ResponderExcluir
  14. Blog legal cara!
    Não sabia que PC tinha uma vida tão boa no interior.
    Eu tava procurando uns residuos de falas do velho Roger da Cidadezinha e acabei caindo aqui!
    Muito bom o post, valeu AP!

    Bons ganhos e um grande abraçoo!

    ResponderExcluir