Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CAVALO DE TRÓIA




Tentarei postar uma ou duas vezes por semana, não posso garantir os dias exatos ainda. Até por que às vezes tenho que viajar a trabalho, e tem lugar que vamos que não pega nem celular.

Outra coisa, não irei postar em ordem cronológica os acontecimentos por uma questão de segurança, pois alguns casos podem ser identificados e os pila se sentirem constrangidos.

Pois bem, fui convocado certa vez para realizar uma investigação referente a roubo de cargas em certa rodovia federal que cruzava a comarca que eu trabalhava. O “modus operandi” dos pila eraM sempre os mesmos, eles escoltavam os caminhões que seriam roubados até uma área mais remota da rodovia. Normalmente a ação acontecia com dois veículos sendo que cada um era ocupado por 4 indivíduos, um em cada janela.

O carro que ia a frente é conhecido como “PARA”, pois ele se posiciona na frente do alvo enquanto o segundo carro acompanhava ao lado, assim os vagabundos enquadram o motorista que não consegue avançar porque tem o outro veículo a sua frente.

Vocês podem se perguntar, mas por que o caminhão não atropela o carro que está à frente. Simples, porque ele tem normalmente duas pistolas apontadas pra cabeça, normalmente uma arma longa, como calibre 12 e uma submetralhadora. Sem contar que os fdp’s da frente também apontam armas.

O caminhoneiro reduz então a velocidade, mas não pode parar, pois tem o rastreador que sinaliza a central caso isso aconteça. Assim os pilas entravam pela porta do motorista com o carro em movimento. Parece filme, pois é tenho gravações com essa cena. Depois eles usam um aparelho que bloqueia o sinal de dentro da cabine e fazem a festa.

Só conseguimos identificar a quadrilha pelas câmeras instaladas em um dos caminhões. Pegamos a placa do veículo a frente que estava em nome da mãe de um dos pilas. Vacilão kkkk.

Fizemos o levantamento do local onde o vagaba morava e ficamos filmando o movimento da turma de longe, por aproximadamente 9 dias. Descobrimos que a maior parte da carga roubada ia para um sítio da família dele. Montamos um esquema de topografia para poder ficar o máximo de tempo por perto sem chamar a atenção, e como a área é de sítio, nada mais normal que fotografar a região. Casou direitinho, visto que o que filmávamos na verdade eram as cargas que iam chegando e eles nem desconfiaram.

Com a certeza que o sítio estava lotadinho de carga roubada, montamos a operação para dar o pulão. Porém não podíamos chegar como normalmente fazemos, ou seja, com o raiar do sol por volta das 06:00 enfiamos o pé na porta e emburamos pra dentro. Primeiro por que o sítio era grande pra caralho e podia ter vagaba dando fuga. Segundo o muro que era alto pra porra. Terceiro era dois baitas de cachorro que ficavam soltos de noite e ia fuder com o barulho quando chegássemos.

Daí que vem o “CAVALO DE TRÓIA”, conhecido na polícia como meio de chegar até os vagabas disfarçados sem que eles desconfiem assim podemos as vezes cumprir o dever sem nenhum ferido, por parte deles né.

Foi aí que o inspetor teve a ideia de solicitar um caminhão da prefeitura que fazia a limpeza de áreas com risco de proliferação da dengue.

Dia D.

Esperamos a maior parte dos vagaba chegarem no sítio, pois dificilmente conseguiríamos pegar todos no flagrante e no mesmo local. Apesar que já tínhamos mandados de prisão e busca e apreensão na mão, era melhor ainda dar a cana com a mercadoria lá.

Assim quando constatamos que 5 deles estavam no local, isso por volta das 15h, soltamos no rádio o ok. Veio então dirigindo o caminhão “Cara de cavalo”, e no passageiro, “Muralha” (vocês conhecerão esse ainda, kkk, racho só de lembrar), e no fundo no baú, 8 policiais de outra cidade que vieram dar apoio (eu era um desses, foi minha primeira vez num cavalo de tróia).

Quando o caminhão entrou na casa, o sinal para que nós saíssemos seria o simples e espontâneo “OPA” soltado pelo “MURALHA”, típico da roça onde trabalhávamos. Nesse momento todo mundo armado desceu do caminhão, já ganhamos dois dos pilas que estavam no quintal e outros 5 polícia cercaram a casa enquanto outros 3 emburacaram pra dentro. Pegamos eles literalmente cagando, com a carga roubada, as armas, e de quebra quase um quilo de maconha. Os outros integrantes da quadrilha foram presos posteriormente, mas sem a devida emoção do dia.

No final com toda a adrenalina, todo o sangue no olho que você fica, pois não sabe o que vai rolar, eu vi que aquilo realmente me fazia feliz, apesar dos pesares.


Vlw galera até mais.

29 comentários:

  1. Sensacional kkk!

    Achei que a Civil era um trabalho mais burocrático e essas "emoções" de prisões e tal eram realizadas somente pela PM! Li todo o post imaginando a situação,mt foda! Uma quadrilha de marginais a menos pra encher o saco!

    E esse muralha hein,quem é o figura? Um brutamontes da PC? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara o "MURALHA" foi o primeiro cara que conheci na PC, foi o meu mentor, pois quando cheguei na instituição eu nunca tinha entrado antes numa Delegacia. O cara tem mais de 20 anos de polícia, é grande pacas, mas não fortão e sim gordo pra carai kkkkk. Figuraça, chapa todas, vou contar várias histórias que aconteceram com nossa equipe ainda.
      vlw.

      Excluir
  2. E a GM, Roger? Terminou com ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po parceiro, lamento desapontá-lo, mas não sou o Roger. Não sei se observou, mas até o estilo de escrita nosso é diferente.
      O que pode ter te levado a achar o contrário pode ser o fato de eu contar que iniciei minha carreira no interior. Isso é verdade na PCMG a maioria das vagas são para o interior, local que você deve permanecer pelo menos por 3 anos. Mas vou te contar hoje eu estou na Capital, mas com vontade de voltar pra roça. O Roger tinha razão lá é o lugar que você vive.

      Na city onde fui trabalhar só tinha o "MURALHA", e do nada chegaram dois novatos, um amigo e eu. Velho a cidade quase parou pra nos receber, até o prefeito foi na Delegacia nos cumprimentar. KKKKK, eu achei doido demais.

      Foi a época que mais comi mulher. E olha que eu só tinha uma motinha velha ano 98 caindo aos pedaços. Comi as gostosinha da roça só pelo status. Mas confesso é pro interior que quero voltar, mas como Delegado.

      Excluir
  3. puta q pariu, muito foda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foda foda velho. Ganha pouco sim, mas se diverte pacas. É como um hobby, você sai pra investigar, porém não se senti mal, ou seja, não tem aquele mal estar de quando eu trabalhava em escritório.

      Excluir
  4. Caramba, AP. Irei tentar o concurso pra Investigador, porém gostaria de exercer alguma atividade mais tranquila e burocrática. Não sou como vc, que gosta desse tipo de adrenalina. rsrs.

    O que acha do cargo de Investigador da PCMG? Vale a pena entrar e fazer carreira por lá? Minha namorada disse que posso exercer atividade de escrivão, mesmo entrando como investigador.

    Meu maior interesse é aposentar com mais de 10k de salário. Nunca irei conseguir isso como professor.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer tê-lo por aqui. Não deve se lembrar, mas sou o cara que mandou um email pra você um dia, chamando pra tomar umas no Silvinhos e vê se pegava umas vagabas.

      Pois então, sou investigador, e aqui na PCMG tudo que você quiser fazer tem lugar. Mas duvida que você não se apaixone pela rua. A maioria, assim como eu, quando fizemos o curso de formação lá no Gameleira, queria ficar igual você tá falando, só no administrativo, mas depois que você cai na rotina é ruim.

      Mas nunca faça concurso para escrivão, que são na verdade "ESCRAVÃOS", é todo o serviço do delegado feito por alguém que recebe menos.

      Faça para investigador e se quiser ser escrivão AD-HOC pode, não tem problema, caso não queira mais você ainda é investigador.

      É um concurso de nível mediano, ano que vem terá. É só dedicar que você passa.

      Vai nesse site e pega a última prova de escrivão: http://www.acadepol.mg.gov.br/index.php?option=com_docman&Itemid=45.
      É a mesma matéria de investigador. Você vai ver o nível. No mais é isso, e será um prazer ter você como amigo de serviço.

      Excluir
    2. Bacana amigo, vamos estreitar a amizade se eu passar nesse concurso. Estou estudando 5 horas diárias, comprei uma apostila de cursinho e vou pegar as provas pra refazer. Como serão muitas vagas, espero passar. A maioria dos candidatos vai pro concurso tentar a sorte. Obrigado pelas dicas.

      Excluir
  5. Quanto ganha um investigador? rsrs

    ResponderExcluir
  6. Hoje em início de carreira são R$3010,00 bruto, mas temos aumentos escalonados até dez/14, chegando nessa data a R$4.500,00 bruto para o iniciante.

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo post Cana (assim se chama policia no DF)..rs. Sou Agente penitenciário do DF e te digo que nao passa pela minha cabeça ser PF. Tem essa questao do status...mas status de que? status pra mim é ganhar bem, tds te respeitam qd sabem que seu cargo paga bem. hj aqui no DF a nossa realidade de Agepen é a seguinte: 9.200 de salário bruto, progressao funcional anual, final de carreira está em 13 mil (como tenho mais 3.700 de renda passiva vivo tranquilo). Além disso tem a questao de por ser a capital federal ser bem melhor do que outros Estados em questao de recursos. Aqui tb realizamos atribuiçoes que em outros Estados é destinada a PC ou PM como: Escolta Judicias (Temos um grupamento especial de preto a DPOE), recaptura de foragido, fiscalizaçao do cumprimento da condicional indo na casa dos pebas, Intervençao em presidos em caso briga, tumulto, rebeleiao e etc...enfim é um trabalho legal, que apesar de ainda nao ter o termo "policia" no nome é totalmente policial, há tb temos .40 acautelado pelo Estado, nao vejo necessidade de ir para o fim do mundo servindo à PF para ter "moral", abraços e sucesso na conquista da IF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra bacana Demais o salário aí em AgePen, Ser remunerado pela União a conversa é outra né.

      Eu não tenho vontade de sair do meu Estado, a não ser que seja pra PF, não somente pelo Status e sim pelo R$R$.

      Mas conta aí o concurso de vocês é difícil por ter o salário tão alto?

      Excluir
    2. Pelo incrivel que pareça fazemos questao de sermos pagos pelo governo do DF, pois é muito mais facil aprovar nossas demandas na camara legislativa local com apenas 24 deputados do que se fossemos da uniao, onde tudo é mais dificil com os 513 deputados e 83 senadores. O proximo concurso deve ter o mesmo nivel da PCDF e PF, já há um projeto no MJ para mudar a nomenclatura do cargo para Oficial de Execuçoes Penais, acredito que isso sendo aprovado possamos dar uma melhorada e requerer a mesma remuneraçao dos oficias de justiça, que aqui no DF ganham 12 mil inicias e aposentam com 19 mil, mas isso é um sonho... :), abraços.

      Excluir
    3. Show de bola.

      O pessoal fala que aí p custo de vida tb é mto alto, isso procede?

      Excluir
  8. Posta relatos de quando você arroxa os playbas e humilha na frente da namorada/ficante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso parceiro, não humilho ninguém, até por que quem sou eu pra fazer isso?

      Apenas fazemos o nosso serviço, mas a PC não é de ficar abordando atoa não, nos normalmente só pulamos quando está tudo levantado (derrubado na gíria da polícia).

      Quando o vagaba vê que chegamos ele sabe que perdeu, normalmente nem conspira. Agora se conspirar e tiver do lado de mina e fizer gracinha, vai receber o tratamento que merece, mesmo assim dentro do respeito.

      Excluir
  9. Legal o blog, parabéns. Vou acompanhar. Seria legal ler sobre o Curso de Formação.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Vai ter um posto sobre isso. KKKKKK racho só de lembrar da época, será intITulado "LOUCADEMIA DE POLÍCIA".

    ResponderExcluir
  11. Aí parceiro, primeiramente queria te parabenizar pelo teu blog! Muito show de bola e repleto de informações. Cara eu queria tirar uma dúvida contigo, qual é a escala de serviço aí dos PC-MG ? É 24 x 72? 12 X 36 ? Todo mundo que quiser consegue escala ? Abraços !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, anônimo. Eu também gostaria de saber, até porque trabalho na escola até as 13hs e gostaria de acumular os cargos, segundo informações que obtive, a legislação permite. Haveria como trabalhar em regime de plantões fixos noturnos ou pegar serviço de 14 às 22hs por exemplo?

      Excluir
    2. Quanto ao horário existe o padrão. É o que a maioria trabalha. De 08:30 às 12:00 e 14:00 às 18:00.

      O regime de plantão existe da seguinte forma:

      Trabalha 12 horas descança 12, trabalha mais 12 e descança 72.

      E tem o plantão patrimonial que é só dormir na delegacia para proteger o prédio. Aí é 12 x 36. E chega às 19:00 sai às 07:00.

      Mobral.
      Quanto a acumular cargo a CF/88 nos dá essa prerrogativa, porém eu já dei algumas aulas de história quando ainda estava na graduação e já era pc. Fui chamado por uma servidora que falou que aquilo não podia, pq o Estado não ia pagar duas vezes. Resumindo um tanto de asneira sem fundamento jurídico algum.

      Pelo fato da minha formação ser bacharelado pode ser que o pessoal dê pau mesmo.

      Mas no seu caso que é licenciatura, aí é feijão sem bicho. Qualquer coisa manda um MS neles e boa.

      Excluir
    3. Esse plantão patrimonial seria perfeito pra mim.. não gostaria de ter que exonerar no cargo de professor. Mas é o que vc disse, professor tem o direito de acumular um cargo técnico, como o de Investigador passou a exigir curso superior, se tornou técnico. Em alguns estados está acontecendo esse problema que houve contigo, tiveram que entrar na justiça pra fazer valer o direito. Obrigado.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. AP,mas mesmo trabalhando em "serviços burocráticos de papelada" usa-se farda ou uniforme,e tem porte de arma?

    Tem algum cargo do tipo pra nível médio com porte tb? Abs!

    ResponderExcluir
  14. Uniforme usa quem quiser na hora que quiser. Mas normalmente só usamos em operação. Até pq ninguém quer ficar na rua igual um palhaço fantasiado de polícia. Normalmente quem gosta disso é otário que não prende ninguém.

    Umas das maiores regalias que temos contra os criminosos é exatamente isso, ficar vestido como quiser pra passar despercebido.

    Nível médio ninguém porta arma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na PM porta... (soldados)

      Excluir
    2. Mas as perguntas aqui são voltadas para a PC, olha só o distintivo que representa meu nick.

      Excluir
  15. É tão bom a sensação que se tem quando a gente vê vagabundo tomando no cu, né? Parabéns pelo blog e pelo relato profissional.

    ResponderExcluir