Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Quem manda aqui é a Polícia.





Esporadicamente acontecem situações em que temos que tomar atitudes imediatas e sem tempo para sequer passarmos no ponto zero (Delegacia) para agirmos.
Vou explicar melhor sobre o que estou falando.

Certa feita um amigo da polícia – pessoal das antigas – foi realizar uma intimação sozinho em uma região conhecida pelo alto grau de periculosidade, claro que dentro dos limites aceitáveis para MG, que graças a Deus não tem lugar que a polícia não entre, ao contrário de outros estados como RJ e SP. 

Ao chegar no local com viatura caracterizada iniciou a subida das vielas sozinho, confiando que nada podia acontecer, pois nunca aconteceu né? Ledo engano, nessa profissão nunca pode dar mole para o azar. Não podemos desacreditar de nenhuma situação, pois os malas sempre estão pilhados, ora por estar devendo (mandado de prisão em aberto), outrora por estar flagrado ou ainda por estar viajando nas ondas da droga. Particularmente não aceito sair sozinho para realizar diligência alguma, por mais simples que possa parecer principalmente se estiver em viatura caracterizado, porque a qualquer momento pode se deparar com uma circunstância que temos o dever lega de agirmos e se estiver sozinho vai correr o risco de MORRER, isto mesmo MORRER.
Pois bem o colega subiu a viela trajando vestimentas normais (graças a Deus não temos obrigação de seguir roupinhas assim ou assado, desculpe as outras instituições kkk) e quando chegou ao local da intimação se deparou com um bonde armado. O que aconteceu? Fudeu!
 Então sem tempo de reação, e foi melhor assim, ele foi enquadrado e revistado. A princípio acharam que ele era mala, depois confirmaram que era Tira (investigador para classe). Assim imediatamente fizeram contato com o chefe deles e informaram a situação. Conclusão o chefão falou o seguinte:
- Vocês são retardados porra? Querem me fuder. Vão esculachar polícia civil e como eu fico? Não encostem um dedo nele e liberem agora. Sai geral daí por que vai chover de polícia.

Não é que o mala tem predestinação a ser vidente? Ele acertou em cheio, podia até tomar a vaga da mãe Dina. 



Ato continuo, depois do susto o colega soltou na rede a seguinte frase: “Preciso de apoio na área X”. Puta que o pariu. A favela ficou pequena. Geral desceu pra lá. Vacilou vagaba.
Recebi a mensagem primeiramente na saída do restaurante onde estava almoçando (detalhe nós policiais civis pagamos toda nossa alimentação ok) no grupo do what’s juntamente com a localização. Já que a delegacia era no caminho, consegui descer e em 30 segundos pegar pelo menos minha inseparável cal. 12, com uma caixa de munição e claro minha .40 sempre na cintura com dois pentes de 15 lotados.
Ao chegarmos ao local já tinha alguns colegas entrando a favela, acredito que uns 30. Fizemos o reconhecimento do local e iniciamos a cassada. A todo instante chegavam mais tiras dando apoio, todo tipo de delegacia especializada, tiras aposentados, de folga, doente, os cambal.


Poucos minutos o Carcará já sobrevoava a área. Acredito que na favela onde tem cerca de 2.000 pessoas havia pelo menos 700 policiais. Inclusive dá pra matar saudade de quase todos colegas que já tive o prazer de trabalhar e estudar na ACADEPOL, apareceu todos que estão lotados na RMBH. 


Como disse ainda bem aqui em MG o que prevalece é ordem pública, lógico voltada no perfil do Estado democrático de Direito, onde prevalece tão somente a legalidade. Por questões óbvias e de plano estratégico não entrarei em detalhes em relação ao desenrolar da operação. Só esclareço que tivemos sucesso total com a prisão da MOCINHAS que pensaram em aterrorizar o colega.
A quem pensa entrar na instituição foque sempre no companheirismo, pois a única coisa que temos é um ao outro.
 Concomitantemente chegou várias emissoras de televisão e eu sem minha balaclava fui filmado em uma mesma reportagem por 4 vezes inclusive com foco na minha lata, kkk, devo ser bonito pra caralho para me seguirem. Então provavelmente quem é de MG já me viu nas telinhas.  


Obs: Desculpem aos que comentam. Eu sempre olhava o blog e percebia que ninguém comentava kkkkk, nem vi que tava sob moderação.

Aos amigos que sei que vão começar o curso na Acadepol aquele abraço. Aos que conheço pessoalmente também. Já disse quando começar o curso me avisem que vou em um intervalo na ACADEPOL bater um papo com vocês. Abraços, e estou no QAP.

30 comentários:

  1. PCMG é unida ao contrário de outros Estados !

    Se puder escrever sobre os arranca-rabos entre a PMMG e a PCMG seria interessante !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho não tenho nem paciência para escrever sobre isso, seria muito impactante para todos o que penso.

      Excluir
    2. Será que vale a pena ser PMMG? Queria PC, mas não fiz o último. Estou pensando em PM interior que terá agora no final do ano.

      Excluir
    3. Vai muito de perfil. Na atual concepção de polícia preventiva do Brasil militarizada. Pra mim não serve. Não tenho a disciplina necessária, tampouco estômago. Mas conheço amigos que são felizes e fazem um belo trabalho.

      Excluir
    4. Entendi. Ruim que novo concurso da PC ou da PF agora nem tão cedo né?! Valeu amigo, parabéns pelo blog!

      Excluir
  2. Curti muito o seu blog.

    Você também faz investimentos? Tipo em renda fixa e variável? Se não, tu acha que dá pra conciliar a atividade policial e os investimentos financeiros, rumo a IF?

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Sou excedente 2300 desse ultimo concurso... ou seja, longe pra caramba das 1000 vagas! Vc que ta ai dentro... acredita que chamarão todos os 2500 aprovados em todas etapas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvidas companheiro. A expectativa são 2.500. Fica no QAP.

      Excluir
  4. Grande IP! Gostaria de lhe parabenizar pelo blog, acompanho há tempos, bem antes de pensar em prestar concurso para a Gloriosa. Enfim, os dias de ACADEPOL começarão em breve, e será um prazer conhecê-lo pessoalmente, abraço! Força e Honra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu nobre, o prazer será meu.
      Está chegando o dia heim.

      Excluir
    2. Não vejo a hora! A gente se vê na acadepol, abraço!

      Excluir
  5. Fala AP

    Você é investidor? Acha que dá pra conciliar a atividade policial e os investimentos?
    Se vc responder irá me ajudar muito. Penso em estudar para a PF, mas tem algumas dúvidas, estas foram algumas.

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Arthur,

      Dá sim, quando trabalhei em uma cidade, normalmente ficava na parte da manhã realizando serviços internos. Então principalmente em renda variável dava para acompanhar os papéis que já tive, pelo home broker.

      Excluir
  6. Sensacional, AP. O espírito de companheirismo reina na corporação. Fico feliz por estar entrando numa entidade assim. Com relação ao investigador abordado, talvez se estivesse acompanhado por outro agente o desfecho poderia ter sido pior. Infelizmente o risco faz parte do jogo. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Zé,

      Pois é cara, Deus sabe o que faz. Caso os vagaba vissem os dois armados e não soubessem que era polícia dava merda maior. Agora se apenas um subisse com pelo menos a camisa da PC provavelmente os ratos fugiam.

      Fiquei sabendo que só devem ser nomeados ano que vem heim. Pesado essa espera né?

      Excluir
  7. Muito bom. Sua experiência nos é muito bem vinda. Estou em excedente, mas doido pra ser PC... ate ano q vem, tomara realize este objetivo. Com muita vontade de portar a . 40 e subir a viela.... ótimo blog, companheiro. Se Deus quiser, serenos, em breve, colegas de corporação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos ansiosos por vocês, tem muito serviço para pouca gente.

      Excluir
  8. Valeu por compartilhar suas experiências conosco.

    ResponderExcluir
  9. Valeu por compartilhar suas experiências conosco....👍🏻Espero ansiosa para fazer parte dessa gloriosa pcmg!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, anônimo que provavelmente deve ser mulher, pelo "ansiosa".

      Excluir
  10. Fica a lição para quem vai entrar agora:

    "Particularmente não aceito sair sozinho para realizar diligência alguma, por mais simples que possa parecer principalmente se estiver em viatura caracterizado, porque a qualquer momento pode se deparar com uma circunstância que temos o dever lega de agirmos e se estiver sozinho vai correr o risco de MORRER, isto mesmo MORRER."

    Obrigado por atualizar, infelizmente quem entra agora não tem noção alguma. E só um blog assim para incentivar e tirar a ansiedade.

    Policia sem união é festa pra bandido. Ainda bem que a polícia em Minas ainda é respeitada. Se fosse em outro Estado poderia ser só mais um tira morto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo meu caro, você também é PC? Caso positivo qual região?

      Excluir
  11. Parabéns pelo blog, AP.
    Acompanho desde o início de 2015, mas nunca havia comentado.
    Sou excedente deste último concurso ( 1800 e poucos ).
    Sei que não é da sua alçada, mas se ficar sabendo algo sobre uma possível segunda turma, favor nos informar aqui. Não vejo a hora de pertencer aos quadros da GLORIOSA!!
    Grande abraço e continue com o blog, pois está show de bola!
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro,

      Infelizmente o cenário mudou! A princípio tínhamos certeza que iriam chamar pelo menos 2.500 aprovados. No entanto, com essa crise que passa o Estado de MG não esperamos muita coisa mais.
      Para se ter ideia, já estão falando em atrasar salário dos servidores. Adiaram a convocação dos aprovados.
      Portanto, há chances, contudo pode esperar que seja durante a duração do prazo de validade do concurso.

      Excluir
    2. AP,

      Valeu pela atenção, parceiro.
      De todo modo fico na expectativa de ser convocado, e espero que apesar da crise, seja o mais rápido possível. Afinal o déficit é grande.
      Vamos ver se com essa mobilização e pressão que estamos fazendo, junto com o SOS Polícia Civil, possa surtir algum efeito.
      Valeu.

      Excluir
    3. Fala AP, tranquilo?
      Brother, sei que deve estar corrido para você, mas assim que der atualize seu blog, pois o mesmo é show de bola.
      .
      Surgiu uma informação de que foi publicado no boletim INTERNO da PC, dia 10/11, o cronograma para as nomeações. Serão 580 em janeiro e 500 em julho de 2016. Isso procede??
      .
      Surgiu tb a informação de que a SEPLAG informou que acima desses 1080, ou seja os EXCEDENTES, serão somente em número igual ao de aposentadorias, ou seja, sem aumento real de efetivo.
      Vcs de dentro da casa estão sabendo de algo a respeito?
      Tem mais ou menos ideia se existem muitos investigadores para se aposentarem entre 2016 e primeiro semestre de 2017?
      .
      Desde já lhe agradeço pelas informações.
      Grande abraço, AP.

      Excluir
    4. Fala parceiro.
      Estou de férias e só volto ano que vem.
      Ouvi falar da publicação, mas nós não temos acesso a maiores detalhes. sabe por quê? Porque tudo na polícia civil é improviso e sem padrão algum.
      Portanto, só resta sofrer na frente do computador e espera. Infelizmente o sucateamento em MG com a instituição é assim. Falar a verdade, pensando seriamente em sair da instituição já.

      Excluir
    5. Valeu por responder, AP.

      Curiosamente você não é a primeira pessoa que ouço dizendo que pensa em sair da instituição.

      Realmente a falta de organização da instituição e investimentos, tem motivado muitas pessoas em abandonar a mesma.

      Esperemos que esta realidade mude, e que daqui para frente os governos possam dar mais atenção a PC.

      Abraços

      Excluir
  12. Estou aprovado nesse concurso aberto esperando apenas a nomeação para o curso e ao ler o seu relato so me certifica mais de que fiz a escolha certa mesmo com tantos problemas. Nao ser policia, mas sim em ser policia civil. Parabéns amigo

    ResponderExcluir